Células eucarióticas e procarióticas
13 de Novembro de 2011
Índice
* Introdução (página 2) * Material (página 3) * Procedimento (página 4) * Resultados (páginas 5 e 6) * Conclusão (página 7) * Bibliografia (página 8)
Introdução
Neste relatório realizado no âmbito de disciplina de Ciências Naturais, tenciona-se apresentar de forma clara, o trabalho prático, no qual se observou células da epiderme da cebola e células do epitélio da língua através do microscópio óptico. Este relatório vai tratar sobre as várias observações feitas às células durante o decurso do trabalho prático, das várias estruturas celulares observadas e das diferenças encontradas nas células da epiderme da cebola (célula vegetal) em comparação com as células do epitélio da língua (célula animal).
O trabalho prático realizado teve como principais objectivos: conhecer a constituição das células eucarióticas animais e vegetais, identificar as diferentes estruturas constituintes das células animais e vegetais e distinguir células animais de vegetais.
Material * Microscópio Óptico; * Lâminas e Lamelas; * Pinça de dissecção; * Agulha de dissecção; * Conta-gotas; * Água iodada; * Palito de madeira;
Material biológico: * Cebola; * Epitélio da Língua;
Reagentes: * Corante Azul de metileno;
Procedimento
1ª Experiência (Tecido da epiderme da cebola): * Colocou-se uma gota de azul de metileno no centro de uma lâmina limpa; * Com a pinça de dissecção, retirou-se um fragmento da túnica interna de uma cebola (película transparente) e colocou-se, cuidadosamente, sobre a gota de azul de metileno. * Colocou-se a lamela sobre a lâmina e observou-se ao microscópio com diferentes tipos de ampliação. * Esquematizou-se o que se observou.
2ª Experiência (Células do epitélio língual) * Raspou-se