Plano de ação
Contribuir para universalizar a formação de jovens e educadores para o conhecimento e reconhecimento do patrimônio cultural afro-brasileiro e a importância da população negra para o contexto social do nosso município e do nosso país.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Fortalecer a importância politica da implantação da Lei nº: 10.639/2003, através das práticas pedagógicas reflexivas, participativas e interdisciplinares, que possibilitem a inclusão e valorização dos conteúdos de História e Cultura afro-brasileira no currículo escolar.
Reconhecer e valorizar o patrimônio afro-cultural e indígenas suas contribuições para a localidade.
Contribuir pelo caminho da ação educativa escolar, para erradicação dos efeitos das discriminações sociais e étnico- raciais.
Reconhecer os valores civilizatórios afro-brasileiros (Circularidade; Religiosidade; Corporeidade; Musicalidade; Cooperativismo/Comunitarismo; Territorialidade;Ancestralidade;Memória; Ludicidade; Axé e Oralidade) nas práticas sociais.
Conhecer os valores e as tradições culturais negras desenvolvendo atitudes de respeito, cidadania e solidariedade necessárias à preservação e continuidade.
JUSTIFICATIVA
Desde da Lei 10.639/2003, que torna obrigatório a inclusão de ensino de História e Cultura Afro- Brasileira no currículo do Sistema Básico ate o presente. Verifica-se que nas escolas da rede publica, não tem sido observado a pratica dessas mudanças. Neste contexto que a escola necessita reforçar valores sociais, étnicos e morais e necessidade deste trabalho didático e social para propiciar ao educando uma reflexão crítica sobre a valorização da cultura afro e indígenas em nossa sociedade e sua formação e afirmação positiva nas manifestações culturais existentes. A cultura universal inclui feitos afros e indígenas, com formas valiosas e não se trata de um contexto perfeito, mas que trabalhar com as mesmas dialogando com a educação é uma das melhores formas de combater as formas de preconceito e racismo a