Plano de Ação
1 INTRODUÇÃO A sociedade brasileira tem em sua formação uma miscigenação de raças, distintas em suas origens e costumes. A discriminação e preconceito em relação a essas diferentes formas de culturas geram um abismo à igualdade racial muito presente no espaço escolar. Veremos a seguir um Plano de Ação que vem minimizar essa discriminação em relação ao racismo negro dentro da escola e valorização da própria autoestima negra, que muitas vezes é enfraquecida dentro da própria família. O poder público com legislações educacionais por sua vez, vem fortalecer o combate ao preconceito e discriminação racial negra, com leis que instituem o ensino da cultura afro-brasileira dentro das escolas. O relato de determinada professora do ensino fundamental retrata a desvalorização muitas vezes sofrida dentro da própria família pelas crianças. As atividades propostas vem de encontro a essa realidade vivida diariamente nas escolas públicas e privadas e trazem uma sugestão de como enchergar o negro como cidadão digno de viver com liberdade e igualdade, valorizando sua cultura.
2 justificativa
Os alunos negros geralmente são vítimas de “brincadeiras” e recebem apelidos pejorativos relacionados à cor da pele ou cabelo. Também o próprio negro se inferioriza na condição de sua raça. E cabe à escola e, dentro dela, sobretudo aos professores, um papel formativo no combate ao racismo e à discriminação e preconceito e a valorização da autoestima do negro.
3 OBJETIVOS Este Plano de Ação a princípio, vem complementar as leituras e discussões realizadas no segundo semestre do curso de Pedagogia ( 2012) da Unopar – Universidade Norte do Paraná.
Sendo seu principal objetivo incentivar os alunos a manter uma