Plano de Ação: Visita Domiciliar como Intervenção no Diabetes Mellitus
A Estratégia de Saúde da Família em Brazabrantes – GO está sendo implantada no município de acordo com a necessidade da população. Os pacientes atendidos na Unidade apresentam em sua maioria, doenças crônicas como hipertensão e diabetes, e embora já tenham sido implantados programas como o Hiperdia, ainda se faz necessário uma maior atuação para a redução das complicações que podem ocorrer em consequência dessas doenças.
Na ESF de Brazabrantes, tem-se um número absoluto de diabéticos cadastrados de 89 pacientes acima de 40 anos, equivalente a uma prevalência de 2,58% o que está abaixo dos índices do Ministério da Saúde que é de prevalência de 11%.
O sedentarismo, a forma de alimentação e o envelhecimento da população são apontados como as principais causas do aumento do aumento do diabetes na população. À exceção do último, os demais fatores podem ser modificados, mas para isso são necessárias intervenções por meio de políticas específicas na busca pela incorporação de hábitos mais saudáveis.
Para que se tenha acesso às pessoas, é importante a Visita Domiciliar, pois esta favorece o entendimento da família de forma integral, abordando o contexto socioeconômico e cultural, considerando que os conflitos influenciam diretamente na saúde das pessoas. Considerando que o Diabetes Mellitus é um grave problema de saúde pública, considerando ainda que a visita domiciliar é um instrumento de grande valia, propõe-se então usar esta ferramenta no seu controle, para assim:
--Fazer, através de visitas domiciliares, um levantamento dos portadores de Diabetes Mellitus, na cidade de Brazabrantes, em Goiás;
--Depois de cadastrados, orientar os portadores da doença para o seu controle;
--Melhorar o conhecimento do indivíduo sobre a doença;
_Incentivar a prática de exercícios físicos;
_ Proporcionar o paciente seu autocuidado, tornando-o independente(se possível)dos serviços de saúde;