Disrupção
PATINETE
CONVENÇÃO
Vistos como brincadeira de criança os patinetes têm atuado em um share de mercado que busca proporcionar lazer aos pequenos. A exposição do produto é feita de forma atrativa para as crianças, que se encantam pelos desenhos gravados no design estético e pelas cores chamativas. Além desses fatores, o “esqueleto” do produto foi elaborado e desenvolvido de modo que, os pais tenham a segurança de estar proporcionando um momento de diversão segura, visto que, é mais difícil se machucar com o patinete que possui ás alças de equilíbrio se comparado a outros brinquedos, como skate e roller que não contam com esse auxilio. Além de encantar as crianças, o produto também atinge pessoas adultas, que se interessam pelo patinete e o utilizam para praticar esportes. A prática já é tão conhecida que existem em diversos lugares – inclusive no Brasil – campeonatos com patinetes. A partir da identificação destes dois públicos alvos concluímos que o share atual do mercado de patinetes está ligado ao lazer e o esporte.
DISRUPÇÃO
O aumento de ciclovias nas cidades demonstra uma preocupação em proporcionar novos meios de locomoção às pessoas. A bicicleta pode ser utilizada para percorrer pequenas distâncias, porem pode gerar alguns conflitos por impedir que o usuário pegue um ônibus (no caso da distância a ser percorrida ser maior) ou até mesmo de ‘estacionar’.
Já o skate é um produto de fácil armazenamento e leve para carregar, possibilitando os usuários a entrar com o mesmo em outro meio de transporte. O ponto fraco deste produto é que exige muito mais equilíbrio do usuário e é muito mais difícil de andar do que uma bicicleta.
VISÃO
O patinete é o único produto do mercado que é de fácil manuseio, leve e fácil de guardar. Pode ser utilizado para diminuir a distância do trabalho até o ponto de ônibus, por exemplo, e ser guardado em uma mochila para entrar no meio de transporte sem gerar transtornos. Com a utilização do mesmo, o consumidor que