Plano de Ação em Periferias
Índice
1. Informações Técnicas
1.1- - Entidade Social
Razão social: “Associação Educacional e Profissionalizante Pérola”
Endereço: Rua Visconde do Rio Branco, 104 – sala 04 – CEP: 18044-000
Bairro: Vila Jardini - Sorocaba /SP
1.2- – Do Responsável Pelo Projeto
Nome: Rafael Prudente Ribeiro Pires
Cargo: Supervisor de Núcleo
Formação Profissional: Assistente Social
Endereço: João Augusto Gomes, 56 – Jardim Piratininga CEP: 18271-030
Sorocaca/SP
E-mail: rafa.pires00@hotmail.com
2. Apresentação
O processo de socialização primária no século XXI por vezes acontece de forma insuficiente, consequência do enfraquecimento dos vínculos familiares, baixo nível de qualidade educacional e as questões referentes à vulnerabilidade social, o que acarreta o grande numero de jovens em risco social, envolvidos com entorpecentes, influídos na marginalidade e distantes dos seus vínculos familiares. Estes permanecem a mercê da sociedade, abandonam os estudos, encontram respaldo no trafico de drogas, cometem furtos e delitos podendo ate ser retidos em Instituições de Medida Socioeducativa.
Diante disso, o presente Projeto visa angariar recursos psicológicos, culturais, materiais e sociais que resgatem a identidade psicoemocional de jovens marcados pelo sofrimento produzido pela questão social acima exposta. Bem como efetivar ações favoráveis ao desenvolvimento humano visando à integração social sem qualquer tipo de exclusão étnica.
3. Justificativa
Reconhecendo-se a vulnerabilidade social nos bairros Sabiá, Zacarias e João Romão atendidos pela Unidade Sabe Tudo Sabiá é provável que os fatos mais relevantes estejam na insuficiência de renda, trafico de drogas e a negligência dos atributos essenciais e básicos para o desenvolvimento e a pratica da socialização cabível. Entretanto, na práxis identificamos a necessidade de elaborar critérios para intervir junto à problemática de maior incidência e maior