Graduando
Francisco Batista dos Santos Neto¹
RESUMO
O Brasil é um país de imigrantes, durante anos, esse processo acontece em que a população da área rural, se desloca para a área urbana. Esse descolamento ocasiona grandes problemas nas áreas urbanas, como insegurança, desemprego, falta de moradia, quando há, são precárias, sem infraestrutura ou saneamento básico. Dessa forma, há que se encontrar saídas para reverter esse fluxo migratório, a solução é o refluxo migratório, que é o fluxo contrário ao que acontece normalmente, no refluxo migratório as pessoas dos grandes centros urbanos voltam para o campo, deixando as grandes cidades, para isso é necessário tornar o campo novamente atrativo. As áreas devem contar com infraestrutura, visando a organização habitacional. Surgiriam novos bairros em locais adequados, que propiciem as culturas de subsistência, com água/esgoto, eletricidade, telefonia, transporte, escolas, hospitais, etc. Tudo isso organizado e planejado, para que haja uma transparência nas ações desses locais e que seja feito a comunicação das melhorias estimulando assim o refluxo migratório.
1. INTRODUÇÃO
No século XVI, os portugueses foram protagonistas do primeiro grande fluxo migratório europeu para o Brasil. Trouxeram as tradições culturais e religiosas da península ibérica e, ao mesmo tempo, introduziram o Brasil no sistema colonial. O hediondo tráfico negreiro foi uma das consequências dessa situação. A partir do século
XIX até os dias de hoje, outras populações aportaram no Brasil, com prevalência de italianos, espanhóis, alemães e poloneses. Mas não pode ser esquecida também a imigração de outros grupos que contribuem para a variedade cultural e religiosa do nosso país, como os turcos, holandeses, japoneses, chineses, sul-coreanos, síriolibaneses, judeus, latino-americanos, entre outros. Nas últimas décadas, o fenômeno migratório no Brasil continuou intenso.
Percebe-se que no nosso país o