Plano de ação educação físcal
Local: Col. Brasilio V. Castro Data: 06 e 07 de junho de 2012. Inicio: 21:00 hs Termino: 10:00 hs Publico Alvo: Alunos do ensino fundamental e médio Definição: A palavra acantonamento vem do francês canton, significando cantão ou distrito. Os acantonamentos geralmente utilizam construções provisórias, especialmente adaptadas para esse fim, ou construções permanentes, públicas ou privadas, devendo estas ser devidamente adquiridas ou requisitadas. Objetivos: Desenvolver a autonomia intelectual e moral, assim como a capacidade de cooperação, respeito e solidariedade. Proporcionar a participação em situações, nas quais, a consciência social vá sendo progressivamente formada, bem como construída a identidade individual. Garantir o envolvimento e a integração com o ambiente escolar, vivenciando como a socialização ativa e democrática, em diferentes práticas sociais, sem discriminação de espécie alguma.
Cronograma:
Os alunos permanecem uma noite na escola, fazendo atividades de cidadania, socialização e recreação, também terão duas refeições na escola (lanche) convivendo com outros alunos vivenciando a cooperação, valores morais e éticos bem como a socialização. Todas as atividades propostas visam contribuir para o desenvolvimento global dos alunos sob os aspectos cognitivos, afetivos e psicomotores. As atividades constituem-se de jogos brincadeiras, gincanas, musicas teatros e outras que trabalhem simultaneamente a ação física e cognitiva.
Atividades a serem desenvolvidas: As crianças são divididas em equipes representadas por cores. Durante o acantonamento elas participam de uma “mini-olimpíada” que chamamos de “Gincores”. O nosso objetivo é fazer com que as crianças participem de atividades que elas não estejam acostumadas a fazer no seu cotidiano. No 1° dia à noite, as crianças dão um Show na abertura da Gincores,