Plano
POLÍTICAS PÚBLICAS: Estratégia Pedagógica de Educação Fiscal no Espaço Escolar.
Conceição do Araguaia – PA
2012
CURSO DE DISSEMINADORES DE EDUCAÇÃO FISCAL
PLANO DE AÇÃO
POLÍTICAS PÚBLICAS: Estratégia Pedagógica de Educação Fiscal no Espaço Escolar
Plano de Ação apresentado ao Curso de Disseminadores de Educação Fiscal – on-line. Orientado pela tutora Floripes Maria Garcia para conclusão do referido curso.
Conceição do Araguaia – PA
2012
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
A formação de valores educacionais se desenvolve na convivência familiar, no trabalho, na escola, nas manifestações culturais, nos movimentos e organizações locais. Está envolvida num amplo sistema de mudança social são fenômenos que se modificam cotidianamente apontando para aplicação de ações planejadas. A escola tem sido apontada pela família seguramente como a instituição preparada para o ensinamento dos valores ao exercício da cidadania, qualificação para o trabalho e a vivência em sociedade.
Assim, é preciso que o ensino desenvolva no estudante a capacidade de participar ativamente dos processos dinâmicos da sociedade é nesse vínculo que se insere a Educação Fiscal nas escolas. A Educação Fiscal deve ser entendida como uma abordagem pedagógica capaz de explicar as vias financeiras da arrecadação, da gestão e dos gastos públicos de forma que estimule o contribuinte a efetuar a arrecadação e acompanhar as aplicações destes recursos, em melhoramento da sociedade com justiça, direitos e eficácia. Uma sociedade justa é aquela em que todos tenham os mesmos direitos e deveres, expressos na Constituição Federal, sem discriminação e preconceito de qualquer natureza, e podem exercer a cidadania plena.
De acordo com isso o art. 3º da Constituição Federal do Brasil institui como objetivos básicos da República Federativa do Brasil edificar uma sociedade