Plano de Açao
Matemática Financeira
Conceito fundamental é o de valor do dinheiro no tempo: Todas as quantias de dinheiro devem ser referidas a uma data e somente podem ser somadas, subtraídas ou comparadas quando referidas à mesma data. O Juro é a remuneração pelo uso do capital e a remuneração pelo custo do crédito.
A aplicação em contratos pode ser feita em: Contrato de empréstimo bancário, contrato de financiamento de Bens e Serviços, contrato de Leasing e contrato de investimentos.
a)Contrato de Leasing
Leasing Financeiro = A arrendatária tem a intenção de adquirir o bem, no término do contrato.
Leasing Operacional = A arrendatária não tem a intenção de adquirir o bem arrendado, logo tem apenas o direito de uso do bem arrendado e a obrigação de devolvê-lo no final do período preestabelecido em contrato
b)C ontrato de Investimentos : Ações, Produtos Bancários (CDB’s), Poupança, Previdência privada e Investimentos em bens de capital.
Valor presente líquido (VPL): Baseia-se no cálculo do valor presente de um fluxo de caixa que envolve saídas (investimento) e entradas (receitas geradas por este investimento).
Custo/Benefício: O índice custo-benefício (B/C) é um indicador que resulta da divisão do valor atual dos benefícios pelo valor atual dos custos do projeto (incluindo o investimento inicial).
Exemplo: Um Projeto requer um desembolso inicial de $ 200.000 que propiciaria a geração de fluxos de caixa de $ 75.000 por ano durante cinco anos. A Empresa trabalha com uma TMA de a 15% a.a. Verificar se o projeto é economicamente viável.
Plano de Ação
O Plano de Ação é um organograma de atividades a serem desenvolvidas por um determinado período, onde são traçadas ações específicas e elaboradas com um ou mais objetivo dentro de metas a serem alcançadas. O Plano de Ação pode ser desenvolvido tanto mensalmente, como semestralmente ou anualmente, dependendo de cada situação.
A etapa do plano de