Plano de aula
O trabalho elaborado foi baseado em uma parte do livro “A Importância do ato de Ler”, constituído por três artigos que se completam, de Paulo Freire; onde o autor trás a temática da leitura, discutindo sua importância como ela dever ser e de que forma ela se dar no processo de alfabetização.
Nesse pequeno trecho do livro, Freire afirma que a leitura do mundo é anterior a leitura da palavra e descreve os diferentes momentos em que o ato de ler surgiu de sua experiência existencial, relatando aspectos de sua infância e de como ele chegou ao seu processo de alfabetização. Enfatiza a importância de se fazer uma leitura crítica, e que o gosto pela leitura se desenvolve na medida em que os conteúdos sejam de acordo com o interesse e necessidade do leitor. O autor também cita a importância da quebra da decoreba, que é fundamental o aluno saber o significado profundo das palavras ler vários livros, e ao invés de devorá-los deve decodificar compreendendo o seu real significado para que no futuro eles saibam interpretar com facilidade um texto e expor suas opiniões.
O objetivo que Freire defende é que a escola deve ensinar o aluno a “ler o mundo” para poder transformá-lo, onde a valorização da cultura do aluno é a chave para o processo de conscientização, basicamente o método propõe a identificação das palavras-chaves do vocabulário dos alunos - as chamadas palavras geradoras, pois elas devem sugerir situações de vida comuns e significativas para os alunos da comunidade em que se atua, por exemplo, “tijolo”, diante dos alunos, o professor mostrará lado a lado a palavra e a representação visual do objeto que ela designa. Os mecanismos de linguagem serão estudados depois do desdobramento em silabas das palavras geradoras, isso deve permitir o estudo de todas as situações que possam ocorrer durante a leitura e escrita. Embora a técnica de silabação seja hoje vista como ultrapassada o uso de