Plano de aula
Elemento gímnico: Ponte
Plano Inicial – Aquecimento
Corrida inicial no meio campo com o professor sempre na frente do grupo a comandar o aquecimento, com mobilização dos membros e das restantes partes do corpo, tendo atenção especial ao aquecimento dos membros superiores, pulsos, costas, elevação da bacia, pois são os membros mais importante para a execução da ponte. Duração: 5 minutos
De seguida, executamos um jogo lúdico, onde um aluno está a apanhar e os outros a fugir, quando um aluno é apanhado faz a ponte (a partir do solo), e o que apanhou passa por baixo dele, e apos esse aluno passar por baixo dele, o aluno apanhado desfaz a ponte e fica a apanhar e assim sucessivamente. Duração: 5 minutos
Parte Principal
Antes de iniciarmos as progressões e a execução final, vamos explicar a execução da ponte, as ações motoras, erros frequentes e as ajudas.
Execução da ponte:
1. Partindo da posição em pé com pernas afastadas a largura da anca e desequilibrar para trás levando as mãos ao solo. Extensão completa da coluna, membros superiores e inferiores.
2. Colocar as palmas das mãos completamente apoiadas no solo e viradas para frente.
3. Elevação significativa da bacia;
4. Empurrar o solo com os pés tentando estender completamente as pernas, e forçar com isso a colocação dos ombros numa linha ao apoio das mãos no solo (ou atrás).
5. Termina voltando a posição inicial através de uma flexão do tronco para cima
Erros frequentes:
- Membros superiores e/ou inferiores fletidos
- Flexão da cabeça (queixo ao peito)
- Palmas das mãos não apoiam completamente no solo
- Bacia pouco elevada
- Pés muito longe das mãos (falta de flexão do tronco à retaguarda)
Ações Motoras:
- Abertura (quando os membros inferiores se afastam do tronco)
- Antepulsão (quando os membros superiores em extensão, se afastam do tronco numa trajetória ântero-superior, ou no seu prolongamento).
Ajudas:
O ajudante coloca-se atrás do aluno que se deita e