plano de aula
Estudar e analisar o conceito da função sintática do sujeito Sautchuk (2010) ressalta a natureza substantiva do sujeito, visto que é sempre representado por um sintagma nominal. Em seguida, destaca a posição primeira na estrutura S V C. Essas duas características morfossintáticas são essenciais para um reconhecimento prévio do sujeito na oração.
Simples
Quando possui um só núcleo.
Composto
Quando possui mais de um núcleo.
Oculto, desinencial ou implícito
Por elegância ou concisão, o sujeito simples não aparece expresso na oração, mas pode ser facilmente identificado pela desinência verbal.
Sujeito indeterminado
Quando a informação contida no predicado refere-se a um elemento que não se pode (ou não quer) identificar.
a) O verbo está na terceira pessoa do plural e não há sujeito expresso na oração, nem é possível identificá-lo pelo contexto. b) o verbo está na terceira pessoa do singular, seguido do índice de indeterminação do sujeito se. OBS.: Só há índice de indeterminação do sujeito com verbo transitivo indireto.
Oração sem sujeito
Quando a informação veiculada pelo predicado não se refere a sujeito algum.
a) verbos que exprimem fenômeno naturais (chover, ventar, anoitecer...) b) os verbos fazer, ser, estar na indicação de tempo cronológico ou clima. c) O verbo haver no sentido de existir ou indicando tempo transcorrido. OBS.: O verbo existir não é impessoal. Logo, ele possuirá sujeito expresso na oração, concordando com ele.
Avaliação crítica:
Para identificar o sujeito basta fazer a pergunta o que antes do verbo(critério sintático), sujeito é o ser ao qual se atribui a idéia contida no predicado (critério semântico). Exemplo: Pedro comprou bananas.
Pergunta: Pedro comprou bananas? Sim ELE comprou, então identificado o sujeito.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Estrutura das orações
Estudo do Sujeito
METODOLOGIA
Aulas expositivas, dinâmica de grupo, pesquisas,