Comsumo Juvenil
579 palavras
3 páginas
Curso técnico de Cozinha/PastelariaMundo atual 2 – Publicidade: Um discurso de sedução
Consumo
Juvenil
Trabalho realizado por:
Tânia Sousa
02/12/2014
INTRODUÇÃO
A enorme importância ganha pelo fenómeno consumo em
Portugal, em especial nas últimas décadas, cativa prontamente a atenção. Assim que os recursos foram ficando progressivamente disponíveis
(com
o aumento dos rendimentos e o consequente aumento da oferta), o consumo subiu num ápice ao pódio de prioridades da vida social, até se tornar num dos traços centrais (por vezes, quase centrípeto) da nossa sociedade. Se os recursos aumentaram e se a oferta lhe correspondeu, a variável fundamental que resta incógnita é a motivação.
A
Sociologia
do
Consumo
procura responder a esta e outras questões:
(consumir) porquê, o quê, para quê, por quem e para quem?
Algumas perspetivas enfatizam a vontade do indivíduo, enquanto outras destacam imperativos sociais; para certos autores, a escolha de consumo é resultante de uma decisão ponderada e racional mas, segundo outros, impera antes o poder do subconsciente, tanto a nível individual como a nível coletivo.
Assim, se na visão de uns, o consumo é um instrumento de liberdade, no entender de outros é uma cadeia de dominação.
Afinal o que é Consumismo?
Consumismo refere-se a um modo de vida orientado por uma crescente propensão ao consumo de bens ou serviços, em geral supérfluos, em razão do seu significado simbólico, frequentemente atribuído pelos meios de comunicação de massa.
Consumo e influência
Há inúmeros pontos a serem discutidos sobre as tendências de consumo juvenil, o volume de opiniões variarem não apenas de pessoa para pessoa, mas do estado de espírito individual que pode se alterar muitas vezes ao longo de um único dia.
Consumo e influência
Todavia, é possível destacar o papel influenciador das relações sociais neste cenário complexo, considerando-se a