Lítio
Lítio 2
Principais características 3
Isótopos 4
Abundância e obtenção 5
História 6
Produção 7
Aplicações 8
Lítio
O lítio (proveniente do grego lithos, pedra) é um elemento químico de símbolo Li, pertencente ao grupo dos metais alcalinos (grupo 1 e período 2 da Tabela Periódica), apresenta valência 1, cor branco-prateada, brando e macio.
Possui número atômico 3 e massa atômica relativa 6,941 sendo o mais leve e menos denso (0,534g/cm3) dos elementos químicos sólidos à temperatura ambiente. Como todos os elementos alcalinos, o lítio têm reatividade e inflamabilidade elevada e por essa razão é geralmente armazenado em óleo mineral também para o proteger da oxidação. Por causa da sua elevada reatividade, o lítio não é encontrado em seu estado nativo, sendo encontrado na maioria das vezes na condição de composto químico iônico. O lítio encontra-se em numerosos minerais pegmatitos devido a sua solubilidade iônica e está presente na água marinha é geralmente obtida na forma de salmoura e nas argilas.
O lítio e seus compostos têm diversas aplicações industriais, incluindo vidros e cerâmicas com resistência ao calor, ligas com alta força específica resistência-peso utilizadas em aeronaves e baterias de lítio e bateria de íon lítio.
Pequenas quantidades de lítio estão presentes em todos os organismos.
Principais características
É um metal leve, de brilho prateado, encontrado nas rochas magmáticas da crosta terrestre numa proporção de 0,002%.
Na natureza, encontra-se sobre a forma de dois isótopos: lítio-7 (92,5%) e lítio-6 (7,5%). Foram obtidos três isótopos radioativos: lítio-5, lítio-8 e lítio-9.
Vários compostos de lítio têm aplicações variadas. O hidreto de lítio (LiH), sólido branco e cristalino, é uma fonte de hidrogénio, que libera instantaneamente quando tratado com água. O estearato de lítio é um sal do ácido esteárico com o catião lítio, é usado para espessar óleos, com a finalidade de elaborar graxas de alta temperatura.