Lítio
O lítio é um elemento químico de símbolo Li, número atômico 3 e massa atômica 7 u, contendo na sua estrutura três prótons e três elétrons. Na tabela periódica dos elementos químicos, pertencente ao grupo 1 entre os elementos alcalinos.
CARACTERISTICAS
Na sua forma pura, é um metal macio, de coloração branco-prateada, que se oxida rapidamente no ar ou na água. É um elemento sólido, é o metal mais leve, a sua densidade é apenas, aproximadamente, a metade do que a da água. Como os demais metais alcalinos é monovalente e bastante reativo. Por esse motivo não é encontrado livre na natureza. No teste da chama torna-se vermelho, porém se a combustão ocorrer violentamente a chama adquire uma coloração preta brilhante.
COMO THOMAS EDISON UTILIZOU
?
UTILIZAÇÃO EM BATERIAS
Devido ao seu elevado calor específico, o maior de todos os sólidos, é usado em aplicações de transferência de calor e, por causa do seu elevado potencial eletroquímico é usado como um ânodo adequado para as baterias elétricas.
No entanto, o atual emprego de Bateria Íons de Lítio como fonte de energia para a tração é a uma das principais características dos novos veículos elétricos e, sabemos que esse tipo de bateria apresenta algumas vantagens diferenciais importantes que vêm ajudando a alavancar a viabilidade de mercado dos veículos elétricos neste momento do século 21, como, por exemplo, o seu peso e volume reduzidos para uma dada capacidade de energia considerada suficientemente alta o bastante para propiciar aos veículos elétricos puramente elétricos uma autonomia de rodagem que seja aceitável pelo mercado.
USO DO LÍTIO NA LEI SECA
?
TESTE NUCLEAR EM BIKINI, 1954
A Castle Bravo foi uma das maiores bombas termonucleares já construidas pelos Estados Unidos, detonado em 1 de março de 1954. A sua reação nuclear gerou uma explosão de 15 megatons (equivalente a 15.000.000 de toneladas de TNT ou explosivo Trinitrotolueno).1 Foi superada pela, também norte-americana, B41,