Plano de aula
EDERSON ERANDES DE ARAÚJO
APRENDIZAGEM MEDIADA PELO COMPUTADOR E O ENSINO DE FISICA.
CAMOCIM - CE 2012
Fiz uma pesquisa sobre a terceira lei de Newton ação e reação com o tema de (Ação e reação; é possível a existência de uma força única sem o aparecimento de outra? )Achei bem interessante, pois com essa aula poderemos colocar vários exemplos do nosso cotidiano para explica esse lei, exemplos no esporte como uma bola é deslocada após um chute, a ação de caminhar pois quando se estuda Física, principalmente na escola, a ideia que normalmente se tem é que nem tudo o que é aprendido realmente tem alguma utilidade prática. No entanto, muito do que é visto como idealização de modelos, tem grande aplicação no dia a dia, desde as atividades físicas que realizamos até os equipamentos sofisticados que carregamos, como os telefones celulares e relógios.
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Criticar cientificamente a possibilidade da existência de uma força única atuando em um objeto ou sistema. Certificar que o par de forças ação e reação atuam sempre em corpos diferentes. Compreender que aquele que exerce ação sempre recebe a reação.
Duração das atividades
Uma aula (50 minutos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Referencial, movimento, vetores, velocidade, aceleração.
Estratégias e recursos da aula
Sugerimos que o professor antes de fornecer o conceito dessa lei, comente, de preferência mostrando algumas ilustrações de situações em que aparecem forças de ação e reação, em seguida introduza o conceito da terceira lei e exemplifique vários eventos e aplicações desta lei como nos esquemas a seguir. Exemplo: suponha uma pessoa sobre um barco sem motor e sem remos, num lago, mas dispondo a seu alcance a extremidade de uma corda e que a outra