Plano de aula
TURMA: 3º Ano (Ensino Médio) DISCIPLINA: Língua Portuguesa / Literatura DURAÇÃO: 4 aulas
ASSUNTO:
Pirandello: Entre farsa e realidade CONTEÚDO:
Texto Literário
OBJETIVO GERAL:
Mostrar aos alunos as semelhanças e diferenças entre os gêneros narrativos e dramáticos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Estudar os cinco elementos principais da prosa de ficção (enredo, personagens, tempo, espaçoenarrador)
METODOLOGIA:
1ª aula
Pergunte aos alunos quem conhece alguma obra do escritor italiano LUIGI PIRANDELLO. Explique que, no caso dele, este primeiro contato pode ter sido por meio de uma de suas várias peças teatrais. Em seguida, distribua cópias de "A verdade da farsa", resenha publicada na revista VEJA em 19/06/2011, e proponha aos alunos que realizem a leitura em duplas. Faça comentários gerais sobre o texto e procure esclarecer as questões que possam surgir entre a garotada. Ressalte que a peça já foi encenada algumas vezes no Brasil e lembre que antes de escrever Assim é (se lhe parece), Pirandello escreveu um conto no qual a peça se baseia. Trata-se de "A senhora Frola e o senhor Ponza, seu genro", que pode ser encontrado na antologia 40 Novelas. Distribua cópias do conto para as duplas, peça que façam a leitura do texto e pergunte o que acharam.
2ª aula
Novamente em duplas, proponha a releitura do conto e peça que os alunos respondam às questões listadas abaixo. Espera-se que, pelas respostas dadas, a turma identifique os cinco elementos principais na qual toda narrativa literária em prosa se baseia: enredo, personagens, tempo, espaço e narrador.
A) O QUE ACONTECEU? QUANDO?
Após a chegada de três forasteiros (o senhor e a senhora Ponza, e um pouco mais tarde, a senhora Frola) em Valdana, os moradores da cidade se mostram realmente intrigados com os hábitos excêntricos dos forasteiros, pois, segundo a maioria deles, ou o senhor Ponza é louco ou louca seria sua sogra, a senhora Frola. Para complicar, a senhora Ponza,