Java
Uma classe é um modelo para um objeto. Um conjunto de objetos que possuem o mesmo tipo pode ser agrupado em uma classe. Uma classe define o comportamento dos objetos, através de métodos, e quais estados ele é capaz de manter, através de atributos. 2 – De acordo com a especificação UML quais são as partes que compõem uma classe ?
Observa-se que uma classe é formada por um conjunto de atributos e métodos.
Os atributos podem ser definidos como características que mudam de indivíduo para indivíduo. Já os métodos representam o comportamento de um objeto. Na estrutura de um método encontra-se a codificação que utiliza os atributos do objeto para realizar seus objetivos, também podendo receber informações externas (parâmetros) quando os atributos da classe não são suficientes para a realização de suas atividades.
3 – O que são os atributos de uma classe ?
Atributos e variáveis são a mesma coisa em questão de funcionalidade. Ambos são endereços de memória que tem um espaço ou tamanho definido de acordo com o tipo de dado que será guardado, por exemplo: caracter, número, número decimal, etc. Em Java, costumamos utilizar o termo atributo, que é nada além do que uma variável que está dentro de uma classe. Como tudo que fazemos em Java está contido dentro de uma classe, então usamos o termo atributo ao invés de variável.
4 – Quais os tipos de modificadores de acesso (visibilidade) utilizados e qual é a característica de cada um deles ?
Os modificadores de acesso são utilizados para especificar o nível de visibilidade de uma variável, de um método ou de uma classe. Eles podem ser de quatro tipos: private, public, protected e package.
Java possui outros tipos de modificadores, dentre eles: static, final, abstract, transient e synchronized.
Private
Dentro todos os modificadores de acesso é o mais restritivo. Indica que uma variável ou método não estão visíveis para nenhuma classe, apenas para aquela onde aparecem. O