Nova ordem mundial
E. E. BUENO DE AZEVEDO FILHO
Nome:
Serie:
Matéria: Geografia
Orientador;
SUMARIO APRESENTAÇÃO 4 Nova Ordem Mundial 5 Aceleração econômica e tecnológica 5 A internacionalização do capital 6 A globalização 6 Regionalização: uma face da globalização 8 Etapas da integração econômica 9 Os polos de poder na economia globalizada 9 11 de setembro de 2001 11 ENTENDIMENTO 12 BIBLIOGRAFIA 13
APRESENTAÇÃO
Este trabalho estará falando sobre a nova ordem mundial e a sua ligação com os atentados de 11 de setembro.
Nova Ordem Mundial
Com o fim da oposição capitalismo X socialismo, o mundo se defrontou com uma realidade marcada pela existência de um único sistema político-econômico, o capitalismo. Exceto por Cuba, China e Coréia do Sul, que ainda apresentam suas economias fundamentadas no socialismo, o capitalismo é o sistema mundial desde o início da década de 90.
À fragmentação do socialismo somaram-se as profundas transformações que já vinham afetando as principais economias capitalistas desde a segunda metade do séc. XX, resultando na chamada nova ordem mundial.
As origens dessa nova ordem estão no período imediatamente posterior à Segunda Guerra Mundial, no momento em que os Estados Unidos assumiram a supremacia do sistema capitalista. A supremacia dos EUA se fundamentava no segredo da arma nuclear, no uso do dólar como padrão monetário internacional, na capacidade de financiar a reconstrução dos países destruídos com a guerra e na ampliação dos investimentos das empresas transnacionais nos países subdesenvolvidos.
Durante a Segunda Guerra, os EUA atravessaram um período de crescimento econômico acelerado. Assim, quando o conflito terminou, sua economia estava dinamizada, e esse país assumia o papel de maior credor do mundo capitalista. Além disso, a conferência de Bretton Woods, que em 1944 estabeleceu as regras da economia mundial, determinou que o dólar substituiria o ouro como padrão monetário