Pronasci
Tal programa já fora lançado e incrementado no Rio de Janeiro (Complexo do Alemão), Rio Grande do Sul (em Porto Alegre), Ceará (em Fortaleza).
Além dos profissionais de segurança pública, o Pronasci tem também como público-alvo jovens de 15 a 24 anos à beira da criminalidade, que se encontram ou já estiveram em conflito com a lei; presos ou egressos do sistema prisional; e ainda os reservistas, passíveis de serem atraídos pelo crime organizado em função do aprendizado em manejo de armas adquirido durante o serviço militar.
Alguns Projetos
Bolsa-Formação – projeto no qual os profissionais de segurança pública recebem novos estímulos para estudar e atuar junto às comunidades. Para ter direito ao benefício, o policial precisa participar e ser aprovado em cursos de capacitação promovidos pela Secretaria Nacional de Segurança Pública.
Formação Policial - que inclui práticas de segurança-cidadã, como a utilização de tecnologias não letais; técnicas de investigação; sistema de comando de incidentes; perícia balística; DNA forense; medicina legal; direitos humanos, entre outros.
Mulheres da Paz – onde o projeto capacita mulheres líderes das comunidades em temas como ética, direitos humanos e cidadania, para agirem como multiplicadoras do Programa, tendo como função aproximar os jovens com os quais o Pronasci vai trabalhar.
Sistema Prisional – se destina a criação de mais de 40 mil vagas no sistema penitenciário do país para atender a públicos específicos. Os jovens entre 18 e 24 anos terão