Java
O Java tem como paradigma a programação orientada a objectos, ou em termos mais simples: ao programar Java tem que pensar, que existem objectos e que cada um deles faz determinadas operações. Ainda não percebeu? Não se preocupe, mais a frente vamos explicar isso melhor.
Nota: Se está a aprender Java, mesmo já sabendo programar outra linguagem que não seja orientada a objectos, leia muito atentamente e com calma este artigo pois assim, poderá entender melhor como se programar em Java. Eu já passei pelo mesmo, ao tentar perceber como programar Java.
Na Programação Orientada a Objectos ou POO, existem:
* Objectos * Classes * Atributos * Métodos
Esta é a base do que se tem mesmo que entender, pois existem outras características do POO.
Explicando melhor cada um:
* Classe: É o que define o comportamento dos objectos, através de métodos. * Objecto: É a instancia ou o resultado do molde (classe). Ele se comporta ou faz conforme foi moldado pela classe. * Método: Define como se comporta ou o que faz o objecto. * Atributos: Define as características do objecto.
Exemplo prático: a fábrica de bicicletas (classe), fabrica bicicletas (objectos) com os seus moldes. Todas elas andam para frente e travam (métodos), mas cada uma tem cor, tipo material e tamanho da roda diferentes (métodos). A bicicleta nº 1 (objecto) é verde, é de alumínio, e tem roda nº 26 (atributos). Abicicleta nº 2 (objecto) é amarela, é de ferro, e tem roda nº 20 (atributos).
Para melhor perceber nada melhor do que uma imagem: Uma imagem vale por mil palavras :D
Algoritmo do exemplo acima: classe Fábrica Bicicletas (Cor, Tipo material, Tamanho roda) { Andar para frente() { // Anda para frente a bicicleta } Travar() { // Trava a bicicleta } } Bicicleta1 = criar objecto(verde,