plano de aula
O objetivo é discutir as preocupações de uma parte considerável da população atual Brasileira, a beleza corporal o papel representado pelos profissionais da Educação Física alimentado, mantido e melhorado pela indústria e suas tecnologias. São discutidos os processos de formação de imagem corporal onde são envolvidas aspectos neurais, perceptivos, afetivos, sociais e culturais, esta associada com o conceito de si próprio e é influenciado pelas dinâmicas interações entre o ser e o meio em que vive. A busca de uma imagem corporal, adequada aos anseios estereotipados de corpo, é um dos fenômenos mais impressionantes na sociedade atual, existe uma grande influência cultural sobre a cultura e imagem do corpo, o que pode criar aspectos enviesados relacionados ao universo corporal. Nas sociedades modernas há uma crescente preocupação com o corpo, com a dieta alimentar e o consumo excessivo de cosméticos, impulsionados basicamente pelo processo de massificação das mídias a partir dos anos 1980, onde o corpo ganha mais espaço, principalmente nos meios midiáticos.
O conceito de corpo remete à questão da natureza e da cultura e abre assim um leque diferenciado de posicionamentos teóricos, filosóficos e antropológicos. Segundo Braunstein & Pépin (1999), o corpo não se revela apenas enquanto componente de elementos orgânicos, mas também enquanto fato, social, psicológico, cultural, religioso.
Está dentro da vida cotidiana, nas relações de produção e troca, é um meio de comunicação, pois através de signos ligados à linguagem, gestos, roupas, instituições às quais pertencemos permite nossa comunicação com o outro. O corpo é um lugar que institui idéias, emoções e linguagens, sendo uma interação sensório-motora dos sentidos à ação. Na sua subjetividade, está sempre produzindo sentidos que representam sua cultura, desejos, paixões, afetos, emoções, enfim, o seu mundo simbólico. Neste jogo o corpo fala e também é falado pelos outros, sendo um