Entulho
É inegável que a enorme quantidade de resíduos produzidos pela indústria da construção civil, popularmente conhecida como entulho vem a um bom tempo, causando sérios prejuízos urbanos, sociais e econômicos.
E, que até o presente momento não temos estatísticas reais da quantidade de resíduo produzido em todo território nacional ou mesmo no mundo. O que sabemos é que a China hoje, apontada para ser um grande tigre da produção mundial por não ter cuidado desse problema conforme as normas internacionais encontra-se atolada em uma montanha de lixo, preocupando os seus dirigentes com seu desenfreado crescimento industrial.
Através de informações empíricas identificamos que o gerenciamento desses resíduos torna-se mais complicado quanto maior a quantidade produzida; tecnologias para sua reciclagem estão sendo desenvolvidas e precisam ser mais bem difundidas e, finalmente, é preciso que se esclareça, cada vez mais, a boa qualidade dos materiais confeccionados a partir da reciclagem do entulho, de forma a ampliar a aceitação deste produto pelos geradores (construtoras), e até pelos consumidores.
Definição
Entulho
Resíduos de Construção ou demolição ou Entulho são os resíduos resultantes da construção ou demolição de um edifício, independentemente das suas características1 . No Nordeste do Brasil, usa-se o termo metralha.
O resíduo da construção civil é significativo no volume de resíduo das cidades. Em São Paulo (cidade), por exemplo, 55% dos resíduos são produzidos pela construção civil. É essencial uma gestão de resíduos (plano de gerenciamento de resíduos) durante a construção, onde os materiais são separados e encaminhados para reciclagem. Esta iniciativa reduz a produção de entulho a ser depositado em aterros.
A construção civil é um dos setores de produção que mais desperdiça na utilização dos recursos naturais. O entulho muitas vezes é gerado por deficiências no processo da construção, como falhas ou