Plano de Aula
Ao início de cada ano, somos chamados a renovar nossas expectativas para com as relações que se estabelecem no ambiente escolar, a fortalecer vínculos com a direção escolar, com os alunos, com os professores, com os pais dos alunos, com toda a comunidade escolar. É quando somos estimulados a repensar processos, reformular concepções e solidariedade, com o desejo de ensinar e de aprender cada vez mais.
O foco de Educação Física parte do pressuposto de que, em nosso cotidiano, as práticas culturais e as manifestações culturais estão presentes e participam da vida em sociedade. Nosso foco será nas práticas corporais e esportivas, respeitando o currículo de cada ano.
Dessa forma, parece obvia a necessidade de voltarmos o trabalho para a apropriação dos diferentes discursos, inclusive aqueles que circulam além dos limites da escola. A disciplina de Educação Física, antes de tudo é um meio de socializar cultura e nesse contexto, especialmente na contemporaneidade, pode facilitar ou criar obstáculos à interiorização de saberes indispensáveis ao desempenho e ao desenvolvimento dos alunos. Ou seja, o nosso planejamento priorizará nos anos iniciais o brincar, o respeitar as regras, o trabalho em equipe, os jogos, porém no ensino fundamental II e no ensino médio priorizaremos os esportes, as danças e as ginásticas. Será através dessa dinâmica rica culturalmente que pensaremos nossos planos de ensino. Por meio dessa disciplina e sob a orientação de profissionais de Educação Física, as crianças e os jovens aprendem e se preparam para desenvolver as habilidades de ser, conviver, conhecer e fazer - exatamente os quatro pilares que dão base ao ensino, segundo a Unesco.
Aulas de Educação Física significam muito mais do que atividades corporais. Por meio da apreensão de conhecimentos específicos dessa disciplina e da prática regular de atividades físicas e esportivas, seu filho de senvolve competências, capacidades e