plano de aula
Escola: Municipal Dr. Dirceu Lopes.
Ano: 2ª ano
Turma: C
Professor (a): Bruna Tainá Jenifer Silvestre.
Área do conhecimento: Português Matemática.
Conteúdo: Contação de historias, formação de frases, dinâmica matemática.
Objetivo Geral: Contação de historias processo de alfabetização e letramento, Proporcionar oportunidade para que os alunos desenvolvam o gosto pela leitura, colocando-os em contato com diversos gêneros textuais. Caça ao tesouro ajuda a ensinar ângulos.
Objetivos Específicos: A contação de histórias é uma atividade de grande importância no processo de alfabetização e letramento, pois através das inferências conduzidas pela professora, os alunos aprendem a ordenar os fatos, desenvolver as idéias enriquecendo o vocabulário, além de aprender a ouvir e ser ouvido. Ao se movimentar pela escola em busca de pistas, o aluno aguça o senso de direção e compreende que cada giro de seu corpo forma um ângulo.
Metodologia:
1 atividade - Primeiramente será contado, em voz alta, para os alunos, a história de “Flicts” texto de Ziraldo, trabalhando as estratégias de leitura. (Será feito perguntas ao longo do texto, para ver se eles adivinham o que é Flicts). Em seguida será mostrado um vídeo da historia de Flicts para melhor entenderem.
Será Pedido para que cada um deles desenhe o que eles acham que seja Flicts e que, em seguida, expliquem a representação feita para Flicts.
Haverá Perguntas: Por que ninguém quer brincar com o “solitário ”Flicts.
E discutido com eles todas as respostas apresentadas.
Será Pedido para que eles montem frases com algumas palavras que vamos dar do texto, enfocando as seguintes questões: Por que não tem lugar para Flicts? Por que ninguém gosta de ser Flicts?
Recolheremos as frases para analisar com eles
Obs. A obra de Ziraldo (2003), conta a história de uma cor que procura seu lugar no mundo.
2 atividade – será trabalhado com a turma a caixa misteriosa, dentro vários objetos brinquedos, para que em roda