Plano de Aula
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais e o Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Ensino Fundamental – Ciclo II e Ensino Médio sugerem discutir o Romantismo na 2ª Série do Ensino Médio. Este trabalho visa mostrar o Romantismo destacando como obra para ser trabalhada A Moreninha de autoria do escritor brasileiro Joaquim Manuel de Macedo (1820–1882) publicado em 1844.
Estudar a Literatura do período implica conhecer as transformações ocorridas e ver de que modo elas acarretaram uma nova forma de ver e sentir o mundo. O Romantismo nasceu na Alemanha e na Inglaterra, chegou à França e depois se espalhou por toda a Europa. O Romantismo surge em Portugal em um período de efervescência política, alguns anos após a revolução de 1820 que levou os liberais portugueses ao poder.
O Romantismo identifica-se com o liberalismo burguês e com o espírito de lutas e revolução que envolveu a sociedade portuguesa no século XIX, e pode ser dividido em três fases diferentes. Sendo que a primeira fase se caracteriza pelo empenho de seus integrantes em implantar o Romantismo no país; pelo nacionalismo e pelas preocupações históricas e políticas, procurou glorificar heróis do passado e contar histórias medievais que engrandeciam a nação. Outras temáticas como o subjetivismo, medievalismo, a idealização da mulher, do amor, da natureza caracterizam essa primeira fase.
Já a segunda fase representa a maturidade do movimento romântico, os autores passam a ser tocados pelo pessimismo, pelo negativismo existencial, pelo mórbido e pelo sentimentalismo excessivo.
Na terceira fase os autores passam a ter traços que antevêem o período realista, preconiza o ideário de liberdade em relação às mazelas instituídas pela sociedade.
O Romantismo no Brasil
O romantismo surgiu no Brasil anos depois da nossa independência política, assumiu na literatura a conotação de um movimento anticolonialista e antilusitano, o país procurava afirmar sua