Etica e moral na enfermagem
Art.1º- A Enfermagem é uma profissão comprometida com a saúde do ser humano e da coletividade. Atua na promoção, proteção, recuperação da saúde e reabilitação das pessoas, respeitando os preceitos éticos e legais.
Art.2º - O Profissional de Enfermagem participa, como integrante da sociedade, das ações que visem satisfazer às necessidades de saúde da população.
Art.3º - O Profissional de Enfermagem respeita a vida, a dignidade e os direitos da pessoa humana, em todo o seu ciclo vital, sem discriminação de qualquer natureza.
Art.4º - O Profissional de Enfermagem exerce suas atividades com justiça competência, responsabilidade e honestidade.
Art.5º - O Profissional de Enfermagem presta assistência à saúde visando a promoção do ser humano como um todo..
Art.6º - O Profissional de Enfermagem exerce a profissão com autonomia, respeitando os preceitos legais da Enfermagem.
A ética, a moral e o direito estão interligados. A ética consiste num conjunto de princípios morais, a moral consiste em conjunto de regras que trata dos atos humanos, dos bons costumes e dos deveres do homem em sociedade e perante os de sua classe, porém a moral é característica de cada pessoa. O direito tem vários significados, ele pode ser aquilo que é justo perante a lei e a justiça, pode ser exigido de seus semelhantes, desde que dentro da lei.
A ética na enfermagem faz referencias a condutas a serem praticadas com o paciente e demais profissionais, um conjunto de regras estabelecidas para manter a dignidade do atendimento humanitário. A ética e a moral são fundamentais na prática dos cuidados e execução dos direitos. A moral diz respeito aos deveres profissionais, enquanto a ética fundamenta o agir. A ética em saúde visa essencialmente a qualidade de cuidados prestados, em que todas as acções desenvolvidas devem promover um bem ao paciente, família e comunidade.
Os princípios éticos comuns que se