PLANO DE AULA
LITERATURA INFANTIL: A CENTOPEIA QUE SONHAVA
1.INTRODUÇÃO
O presente projeto é composto por 2 aulas de 50 minutos para crianças do 1o ano do ensino fundamental, cuja idade correspondente é 06 anos. O objetivo principal desse plano de aula é desenvolver a linguagem oral e escrita das crianças da turma do 1o ano do ensino fundamental. Para tanto utilizaremos a narrativa oral como recurso importante no resgate do fantástico mundo dos livros e a mediação no processo da construção da leitura e escrita
Pois concordamos que o uso da narrativa oral deve ser resgatada e discutida em sala de aula de modo continuo no processo de construção do ensino, e assim desenvolver nas crianças suas próprias ideias e mais tarde seu pensamento critico.
É possível dizer que o período de um até os seis anos de idade é considerado o mais importante para o desenvolvimento do ser humano, o sujeito "precisa desenvolver-se plenamente nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social, por meio de uma educação bem estruturada que atenda as necessidades da criança". (ANTUNES 2004, p. 9).
2. JUSTIFICATIVA
Acreditamos que a criança não se adapta a leitura e escrita apenas, mas se apropriam delas, e formam seus próprios conhecimentos, por isso mergulharemos no mundo dos livros, utilizando a narrativa oral como metodologia para resgatar e construir a práticas da leitura e escrita. Pois ainda encontramos professores que colocam as crianças para brincar, comer e dormir.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN (1997), o papel do professor e da escola é formar alunos críticos habituados com a leitura. Assim, a ideia de apresentar às crianças as narrativas orais no processo da construção da leitura e escrita, se faz necessário para que alunos percebam que fazem parte da sociedade em que vivem e que suas aprendizagens influenciam esse meio.