plano de aula
Divisão histórica:
I- Período - PRÉ-HISTÓRIA (Povos Primitivos, Antigos e Selvagens)
II- Período - HISTÓRIA CLÁSSICA: (Antiguidade Oriental - 3.000 a.C a 476 d.C)
III- Período - HISTÓRIA MEDIEVAL ( 476 d.C a 1453):
IV- Período - HISTÓRIA MODERNA (século 15 a 18)
V- Período - HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA (século XIX até hoje):
I - Período: PRÉ-HISTÓRIA: povos Primitivos, Antigos e Selvagens; antes de 3.000 a.C.)
A evolução humana é caracterizada por uma serie de importantes alterações morfológicas, fisiológicas e comportamentais que tiveram lugar desde a separação entre o chimpanzé e o ultimo ancestral comum do homem. Neste sentido, este período inicia-se com o aparecimento do Homo Erectus, a partir de 1,25 a 0,70 milhões de anos atrás, evoluindo para o Homo Sapiens e terminou com o aparecimento da escrita. Seu estudo depende da análise de documentos não-escritos, como restos de armas, utensílios, pinturas e desenhos.
O gênero Homo Erectus apareceu entre 4 milhões de anos a.C. (Arruda; Piletti, 1995) e com ele apareceu o bipedismo. O estudo do bipedismo pode ser um exemplo muito rico para a compreensão desta importância. Talvez, a postura bípede seja a característica mais importante do ser humano e, particularmente, para o estudo das atividades físicas e dos exercícios físicos. Para alguns autores, o andar bípede seria a real causa do desenvolvimento das demais características humanas. Esta particularidade humana teria permitido ao ser humano liberar as mãos para realizar outras tarefas, como construir e manipular ferramentas. Assim, os pés tornaram-se a base de sustentação de todo o corpo, e as mãos se especializaram em movimentos refinados (coordenação motora fina).
As atividades físicas praticadas pelos povos primitivos e pelas sociedades antigas tinham objetivos na luta pela sobrevivência, preparação militar e ritos religiosos. O período, para melhor, compreendê-lo, foi dividido em:
1- Idade da