Biodiversidade
O que é biodiversidade
“Bio” significa “vida” e diversidade significa “variedade”, ou seja é a variedade de vida na terra. A biodiversidade abrange toda a variedade de espécies de flora, fauna e microrganismos.
Níveis da biodiversidade
A biodiversidade possui três níveis:
1. Diversidade Genética
2. Diversidade Orgânica
3. Diversidade Ecológica
1. Diversidade Genética
2. Diversidade Orgânica
3. Diversidade Ecológica
Biodiversidade Aquática
Biodiversidade Aquática
A biodiversidade aquática é um termo abrangente que considera tanto o conjunto dos ecossistemas aquáticos continentais, costeiros e marinhos e vivem ou passam parte de seu ciclo biológico nestes ambientes.
Biodiversidade Brasileira
Biodiversidade Brasileira
O Brasil é o país que tem a maior biodiversidade de flora e fauna do planeta, tem proporções continentais: seus 8,5 milhões de km2 ocupam quase a metade da América do Sul e abarcam várias zonas climáticas que formam biomas distintos como a Floresta Amazônica, o Pantanal, o
Cerrado, a Caatinga, os campos dos Pampas e a
Mata Atlântica; além de uma costa marinha de 3,4 milhões de km2, que inclui ecossistemas como recifes de corais, dunas, manguezais, lagoas, estuários e pântanos.
Biodiversidade Brasileira
A diversidade de espécies que ocorrem no Brasil é a maior para as plantas superiores, peixes de água doce e mamíferos; a segunda para anfíbios; a terceira para aves e a quinta para répteis.
50.000 espécies de vegetais
524 de mamíferos (131 endêmicos)
517 anfíbios (294 endêmicos)
1.622 espécies de aves (191 endêmicas)
468 répteis (178 endêmicos)
3.000 peixes de água doce
Valor Econômico
Valor Econômico
Grande parte da população vê a biodiversidade como um reservatório de recursos que deve ser utilizado para consumo como uso alimentício, farmacêutico e cosmético; considerando esta visão este é o provável motivo do medo da perda destes recursos devido a