plano de aula
- Conhecer os procedimentos de análise literária
- Reconhecer a complexidade da obra machadiana
- Entender a importância dos escritos machadianos para a compreensão da estrutura social brasileira
- Discutir as relações entre literatura e sociedade
Conteúdos
- Procedimentos de análise literária
- Forma literária
- Estrutura social brasileira no sistema escravista
Anos
9º ano
Tempo estimado
Quatro aulas
Materiais necessários
- Cópia do conto "O enfermeiro", de Machado de Assis (o conto está disponível para download gratuito no site Domínio Público. Clique aqui e acesse )
Leia mais - Machado de Assis: um clássico para todos
Leia mais - Análise de "Conto de Escola", de Machado de Assis
Desenvolvimento
1ª etapa
Conduza a leitura do conto "O enfermeiro", de Machado de Assis com a turma. Fique atento às observações dos alunos e esclareça eventuais dúvidas sobre palavras que eles desconhecem. Se necessário retome alguns pontos para assegurar que todos compreenderem o enredo.
Neste momento o mais importante é responder a pergunta: sobre o que fala o texto? Faça um resumo e conte "a história com suas próprias palavras". Por conta disso, seja curto e objetivo e fique atento apenas ao essencial.
Exemplo: O conto "O enfermeiro" narra a história de Procópio, um homem do Rio de Janeiro que vai ao interior trabalhar como enfermeiro para um velho coronel muito doente. Durante um bom tempo ele aguenta o mau-humor e as agressões verbais do coronel com paciência e resignação. No entanto, quando o velho parte para a agressão física, o enfermeiro perde a cabeça e o estrangula. O doente morre e Procópio esconde o assassinato declarando que ele morreu dormindo. Ao voltar para o Rio, o ex-enfermeiro descobre-se herdeiro universal do coronel. Sentindo-se culpado pela morte do ex-patrão, decide doar aos pobres toda a herança. Com o tempo, porém, convence-se de que aquela morte foi uma fatalidade e passa a gozar a herança inesperada.