Aferição e teste de precisão e exatidão de alguns instrumentos
1. INTRODUÇÃO
2. Ao trabalhar-se com equipamentos laboratoriais, é de extrema importância que se saiba aferir corretamente a medida que é representada em cada instrumento, e também, saber reconhecer a diferença entre precisão e exatidão. [2] Neste experimento foi feita o teste de precisão e exatidão para alguns instrumentos utilizando uma pipeta volumétrica como base, sendo necessária a introdução de alguns conceitos importantes, como o de aferição do menisco.
3.
3.1 – Aferição do Menisco.
4. Para que haja maior confiabilidade nos resultados, é fundamental que seja feita a aferição correta do menisco das vidrarias de medição de volumes. Para estabelecer uma medida precisa, é necessário que a vidraria esteja à altura dos olhos, e que a parte côncava do menisco esteja tangenciando a marcação a ser aferida.
5. Outro conceito importante a ser introduzido, é o conceito de Precisão.
6.
6.1 – Precisão
7. Precisão é o grau de variância dos resultados das medições, quanto mais próximos os resultados estiverem uns dos outros, maior será a Precisão. A equação usada para medir a precisão é a de desvio padrão, calculada a partir de uma média aritmética.
8. (Equação 1)
9.
10. (Equação 2)
11. Onde:
12. Xi = medida obtida em análise;
13. = Média dos valores obtidos em análise;
14. N = Número total de medidas.
15. Sendo também de extrema importância dissertar sobre o conceito de exatidão.
16.
16.1 – Exatidão
17. Exatidão é o grau de conformidade dos resultados das medições. Quanto mais próximo os resultados estiverem de um valor padrão pré-estabelecido, maior será a exatidão. A equação utilizada para medir a exatidão é a de erro percentual relativo. [5].
18. (Equação 3)
19. Onde:
20. Xi = medida obtida em análise;
21. Xv = Valor verdadeiro – tabelado;
22. Er = Erro relativo.
23.
24. A substância que foi utilizada neste experimento foi a água, pois