plano de aula
Existem fatores que contribuem para a questão estudo/aprendizagem:
Fatores internos: motivação – disposições físicas e psíquicas
Fatores externos: aspectos organizacionais Mas como se aprende a estudar?
Estudar se aprende estudando, praticando, até formar um hábito. Isso requer motivos, força de vontade e disciplinas pessoais.
As considerações a seguir têm por objetivo apresentar algumas atitudes que auxiliam na formação do hábito de estudo favorecendo a aprendizagem.
Atenção: A aula e/ou estudo é um momento importantíssimo no processo ensino-aprendizagem. Procure ficar atento, concentrar a sua atenção nas explicações e/ou propostas de atividades do professor. A atenção depende do interesse, da motivação (disposição interior que nos impulsiona a adotar um determinado comportamento) e disponibilidade dos sentidos.
“O interesse pode ser canalizado para determinado objeto de estudo procurando valores nesse estudo. Quando se conhece alguns valores de um assunto, desperta-se o interesse para seu conhecimento”
Estando o interesse canalizado para determinado estudo, os sentidos devem ser colocados em prontidão. Trata-se da disponibilidade dos sentidos. Comece pela posição. É preciso que o modo de sentar revele a vontade de aprender. Em seguida concentre a sua visão e audição, colocando todos os seus sentidos em disponibilidade para que captem um numero cada vez maior de informações.
Inicie a aula/estudo estabelecendo para si mesmo alguns motivos. Ex.: vou prestar atenção nessa aula porque ….Quanto maior o numero de razões para executar uma tarefa, mais será o seu interesse que o impulsionará à ação.
Anotação
Na aula procure anotar as idéias básicas, as informações fundamentais, os dados relevantes