Plano de Aula
Curitiba 2014
HISTÓRIA DA ALFABETIZAÇÃo
Podemos dividir a história da alfabetização em quatro partes, sendo o primeiro na Antiguidade, durante esse tempo o único método foi o da soletração que se estendeu até a Idade Média, era um processo lendo e complexo. No século XVI o segundo período foi marcado pela rejeição ao método de soletração, principalmente por sua dificuldade, então foi criado novos métodos, sintéticos e analíticos, foi criado também cartilhas que foram analisadas à luz da Linguística. Já o terceiro período teve inicio nos anos de 1980, através da divulgação da teoria da Psicogênese da língua escrita, o que consistia no questionamento de aprender a ler através da associação dos sinais gráficos da escrita com os sons da fala. O quarto e atual período conhecido como “reinvenção da alfabetização”, o qual discute a necessidade de organização docente e a sistematização do ensino para alfabetizar.
MÉTODOS UTILIZADOS
Os métodos utilizados nessa atividade alfabetizadora será o método sintético fônico e o método global – analítico de contos.
O método fônico consiste em direcionar a atenção da criança para o som da palavra, mostrando que além do significado que possuem, são constituídas por sons, chamado de fonema. Esse método permite que o professor ensine o aluno a produzir de forma oral, os sons que representam as letras e uni-los para formar palavras, a ensinar a decodificar na leitura e codificar na escrita.
Já o método de contos, inicia o ensino da leitura de modo que desperte o interesse por ouvir histórias, para então introduzi-las ao conhecimento da base alfabética.