Finança Corretora
O medo de perder: a maioria dos investidores não está disposta a correr riscos em busca de retornos mais atrativos, mesmo tendo em mente que os melhores resultados virão de carteiras diversificadas. Isso ocorre porque, de acordo com pesquisas, o desconforto associado a uma perda em uma aplicação é significativamente maior do que o prazer proporcionado por um ganho na mesma proporção. Para evitar essa situação e aproveitar os benefícios da diversificação, conheça seu perfil de investidor e, consequentemente, sua tolerância ao risco. Com isso, você poderá alocar uma parcela de seus investimentos em alternativas mais arrojadas. Lembre-se que pelo menos 90% do resultado de uma carteira é influenciado pela alocação de ativos.
O efeito do passado: informações que recebemos no presente ou no passado recente exercem grande influência sobre nossa capacidade de julgamento e tomada de decisão. Por exemplo, quando o desempenho da bolsa de valores é positivo em determinado mês, podemos ter certeza que no mês seguinte muitos investidores aplicarão em ações, mesmo que elas já estejam valorizadas.
Para garantir que você considerou todas as informações disponíveis antes de decidir por um ou outro investimento, converse sempre com especialistas sobre suas aplicações, avaliando os fundamentos de suas escolhas. Afinal, o melhor investimento é aquele que combina com nosso perfil de investidor e objetivos financeiros,