Revolução Francesa
A monarquia absolutista proporcionava a nobreza e ao clero diversas vantagens como isenção do pagamento de impostos.A nobreza ocupava os principais cargos públicos e ainda podia receber pensões do Estado. O clero recebia os dízimos da população
Questão 2: O clero tinha seus próprios representantes, tribunais e assembléias. Recebia os dízimos da população e não pagava talha ao Estado.
A nobreza tinha privilégios fiscais, justiça especial, tinha direito a caçar e a exigir obrigações feudais dos camponeses.
Questão 3:
A tomada da fortaleza tinha o aspecto prático de resgatar as armas que haviam em seu interior, e também o aspecto simbólico de ocupar um dos expoentes máximos do absolutismo.
Questão 4:
Os Girondinos faziam parte um grupo político moderado durante o processo da Revolução Francesa. Seus integrantes faziam parte da burguesia francesa. Eram assim chamados, pois faziam parte do partido político conhecido como Gironda. Defensores de um sistema republicano moderado, os girondinos eram favoráveis a exclusão dos mais pobres das eleições.
Questão 5: Antes da revolução francesa,os desmandos na França,eram excessivos.Depois dela,esse passou a ser o seu lema,pois ele é de fundo socialista,onde todos devem viver como iguais,sem grandes diferenças sociais,de renda e educação.
Liberdade=É viver sem pressões descabidas,embora seja preciso respeitar leis e normas.
Igualdade=É viver sem grandes diferenças e oportunidades entre todos os franceses.
Fraternidade=É a forma de se viver respeitando os limites de cada um harmoniosamente.
Respostas das questões 6,7 e 8
Questão 6: A população francesa dividia-se em três grandes classes sociais, cada uma representando um estado.
O primeiro estado era dominado pelo clero. Ele contava com cerca de 120 mil religiosos divididos em: alto clero (composto por bispos e abades, muitos destes, proprietários de terras) e o baixo clero (formado por padres, monges e abades de pouca