plano de aula
No primeiro momento será perguntado para a turma o que eles sabiam a respeito da capoeira e com os alunos em circulo, através de um bate papo falaremos sobre o contexto histórico do surgimento da capoeira, a escravidão, a abolição escravidão, a marginalização da capoeira, mestre Bimba, a descriminalização da capoeira até os dias de hoje.
No segundo momento faremos a dança da cadeira adaptada, invés das crianças ficarem girando em volta das cadeiras, eles farão movimentos básicos da capoeira e ao sinal de uma das estagiárias todos se sentarão, sendo que sempre iria faltar uma cadeira e que, a pessoa que ficou de pé terá que sair e praticar os movimentos fora da dança das cadeiras.
Ao termino desta dinâmica os alunos ficaram em duplas para facilitar o aprendizado da ginga. No final das atividades faremos uma roda de capoeira colocando os alunos para jogar entre se e com as estagiárias para colocar em prática o que foi visto.
Objetivos
Vivenciar Jogos e brincadeiras
Trabalhar a competitividade
Tema:
Brincando de jogos competitivos
Conteúdos:
Jogos competitivos
Procedimentos Metodológicos: Para iniciar a aula, iremos fazer uma brincadeira como aquecimento “cabo de guerra”, onde as crianças serão divididas em 2 grupos , e cada grupo irá segurar numa metade da corda e tentar puxar para seu lado. Estimulando desde já o espirito da competição entre as equipes, no segundo momento serão distribuídos entre as equipes fitas de tnt para eles colocarem pendurado na roupa, cada time com uma cor diferente, o objetivo do jogo é que um time consiga capturar todas as fitas do outro, aquele que fizer isso primeiro vencerá o jogo. E por fim iremos brincar de futebol.
Materiais e recursos utilizados:
Espaço físico (Quadra )
Corda
Tnt
Bola
Avaliação:
A avaliação desta aula será feita a partir da observação , percebendo a