PLANO DE AULA
Demo (1998) alerta que as tecnologias estão presentes cada vez mais na sociedade. Sua utilização é fundamental, pois a educação constitui-se "na mais eficaz instrumentalização para a cidadania" (p. 23) porque possui a capacidade de desenvolver conhecimento próprio sobre a tecnologia e democratizá-lo. Tanto o autor como alguns professores precisam dominar a tecnologia para enfrentar o desafio de dominar também os rumos da sociedade "para que ela seja, ao mesmo tempo, moderna e humana" (p. 31).
Para Tajra (2000), uma primeira alternativa na incorporação da tecnologia no contexto escolar é verificar os pontos de vista dos docentes em relação aos impactos causados na educação por essa tecnologia. Segundo, discutir com os alunos como eles se dão com os diversos instrumentos e o que eles provocam em suas vidas cotidianas. A terceira e última alternativa é integrar esses recursos de forma significativa no espaço educacional, questionar o objetivo desejado, avaliar as suas contribuições, implicações e limitações dessa nova ferramenta. http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/tecnologia/0010.html Essa perspectiva pode ser corroborada pelas palavras de C. R. Brandão, dizendo que "não há uma forma única nem um único modelo de educação; a escola não é o único lugar onde ela acontece e talvez nem seja o melhor; o ensino escolar não é sua única prática e o professor profissional não é seu único praticante" (BRANDÃO, 1985, p. 9). Esse processo é amplo e varia de acordo com as necessidades do grupo dominante.
Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/educacao-e-educacao-escolar/8120/#ixzz1ywhGf14p para ser eficaz toda educação imposta pelas classes proprietárias deve cumprir as três finalidades