Plano de aula
INTRODUÇÃO:
Avaliação educacional é uma tarefa didática necessária e permanente no trabalho do professor, ela deve acompanhar todos os passos do processo de ensino e aprendizagem. É através dela que vão sendo comparados os resultados obtidos no decorrer do trabalho conjunto do professor e dos alunos, conforme os objetivos propostos, a fim de verificar progressos, dificuldades e orientar o trabalho para as correções necessárias. A avaliação insere-se não só nas funções didáticas, mas também na própria dinâmica e estrutura do Processo de Ensino e Aprendizagem.
Sousa (1998) entende a avaliação como uma atividade socialmente determinada. A definição de por que, o que e como avaliar pressupõe uma concepção de Homem que se deseja formar e das funções atribuídas à escola em determinada sociedade, isto é, são os determinantes sociais quem definem a função que a escola vai ter, e a avaliação enquanto prática educativa explicita e acaba legitimando esta função.
Portanto, o ato de avaliar está longe de ser entendido como um ato consensual, não se tem um único modo de se definir avaliação, depende do objeto que está sendo avaliado e, consequentemente dos parâmetros teóricos que o avaliador sustenta.
OBJETIVO:
Descobrir como os professores entendem o processo de avaliação, buscando, também, conhecer as dificuldades existentes e as necessidades apontadas pelos professores no contexto educacional.
METODOLOGIA:
A pesquisa aplicada foi realizada por meio de elaboração e aplicação de questionário, com o qual buscou identificar se os professores sabem realmente como se dar o processo de avaliação. Esta investigação baseou-se numa abordagem qualitativa dando-se ênfase às falas dos sujeitos numa análise de discurso quanto à avaliação da aprendizagem escolar.
Foram feitas 1O perguntas aos professores. As respostas dos questionários foram tabuladas sem correção de erros ortográficos e de concordância. Os nove professores participantes foram