plano de aula
1.1. - Tema
Estudo comparativo da compreensão dos conceitos de velocidade, espaço e tempo por alunos de uma classe de Ensino Médio baseado em uma analise estatística comparativa de desempenho em uma avaliação sobre o tema.
1.2. - Problema
Nota-se grande dificuldade, na aquisição, por alunos do Ensino Médio, de conceitos relativos à mecânica clássica, notadamente em compreender o relacionamento espaço x tempo x velocidade, na fase de transição entre o pensamento concreto e o raciocínio lógico abstrato.
Vários autores abordaram aspectos relacionados ao ensino/aprendizagem de conceitos de física no ensino médio, detalhando dificuldades encontradas pelos estudantes para compreender estes conceitos. Durante bastante tempo, como ressaltam Echeverría e Pozo, estudos psicológicos e suas aplicações educativas pareceram compartilhar a ideia de que a resolução de problemas se baseia na aquisição de estratégias gerais, de forma que uma vez adquiridas podem se aplicar, com poucas restrições, a qualquer tipo de problema. Segundo este enfoque, ensinar a resolver problemas é proporcionar aos alunos essas estratégias gerais, para que as apliquem cada vez que se encontrem com uma situação nova ou problemática .G.Wallas, em seu livro¨ A arte do pensamento, de 1926.Tentarei neste estudo focar as dificuldades de compreensão de conceitos concretos e abstratos através de pesquisa direta em sala de aula, na forma de um teste envolvendo estes conceitos.
1.2.1. - Delimitação do problema
Estes conceitos são apresentados de forma totalmente abstrata, em geral após breve histórico sobre mecânica e gravitação, às vezes com um resumo das realizações de Galileu e Newton como introdução. Quase sempre dá-se mais importância à matemática envolvida, para a qual nem sempre os alunos já tem a base necessária, do que ao fenômeno físico propriamente dito, sem uma