Plano de aula
Curso:Formação de Docentes
Professora:Luciene Goes Hernatini
Aluno:Josuel Martins
PLANO DE AULA
Disciplina: Matemática
Objetivos
- Relacionar frações com medida
Flexibilização para deficiência intelectual
Amplie o objetivo para a percepção da prática social de mensurarmos os alimentos em quantidades que são pesadas ou quantificadas.
Conteúdo específico
- Resolução de problemas que envolvam compor uma quantidade a partir de utilização de frações de uso social, como meio quilo, um quilo e meio, etc.
Anos
4º e 5º
Tempo estimado
2 aulas
Desenvolvimento das atividades
Flexibilização para deficiência intelectual
Antecipe a atividade explorando o conceito de mensuração. Diga ao aluno que muitos alimentos são vendidos por peso e outros por quantidade. Peça que, de lição de casa, faça uma lista de produtos vendidos das duas maneiras. Durante as atividades, promova maior aproximação do conteúdo, enfatizando mais a nomenclatura da fração.
1ª aula Resolução do seguinte problema:
"Repartam 5 chocolates entre 3 crianças de tal maneira que não sobre nenhum e todas recebam quantidades iguais."
Flexibilização para deficiência intelectual
Essa proposta pode ser feita com maior aproximação sua para que o aluno compreenda a consigna e tenha mais facilidade de formular hipóteses.
- Peça que os grupos expliquem seus procedimentos.
As crianças podem se sair com argumentos do tipo: "1 são duas metades, então 1 mais um meio é o mesmo que três metades."
Essa é uma maneira de trabalhar com os alunos a noção de equivalência antes de recorrer ao algoritmo para obter frações equivalentes (a multiplicação do numerador e do denominador por um mesmo número tem como resultado uma fração equivalente à que foi dada).
Para aprofundar esses conhecimentos, apresente o mesmo problema com outros números: dividir 8 chocolates entre 5 crianças. Essa tarefa servirá de ponto de partida para questões