plano de aula
Ano Letivo 2012/13 – 2º semestre
Docente: Jorge
Discente:
Índice
Tema 1
História da Estatística
A palavra estatística deriva do termo latino «status» que significa estado. A estatística foi introduzida na Alemanha por Achenwall em 1748.
Muitos anos antes de Cristo as necessidades que exigiam o conhecimento numérico começaram a surgir, pois calcular e recensear sempre foi uma preocupação em todas as culturas. O primeiro dado estatístico disponível foi o de registos egípcios de presos de guerra na data de 5000 a.C. Em 3000 a.C. existem também registros egípcios da falta de mão-de-obra relacionada a construção de pirâmides.
No ano de 2238 a.C. o Imperador da China Yao, ordenou que fosse feito o primeiro recenseamento com fins agrícolas e comerciais. Em 600 a.C. no Egito todos os indivíduos tinham que declarar todos os anos ao governo de sua província a sua profissão e suas fontes de rendimento, caso não a fizessem seria declarada a pena de morte.
Já na Era de Cristo o governador romano da Síria, Quirino, que incluía a Judéia e a Galiléia, por ordem do Senado, teve que fazer um recenseamento no qual as pessoas tinham que ser entrevistadas no local de sua origem. Acredite. Não fosse a Estatística Jesus Cristo não teria nascido numa manjedoura em Belém e a história do cristianismo – e de quase toda a cultura ocidental – poderia ter sido diferente.
Explica-se. Como está escrito na Bíblia, Lucas cap. 2:1-2 - O imperador Augusto mandou uma ordem para todos os povos do Império. Todas as pessoas deviam se registrar para que fosse feita uma contagem da população. Foi então que São José e a Virgem Maria saíram de Nazareth, na Galiléia, para Belém, na Judéia, para responder ao censo ordenado pelo imperador César Augusto. Foi enquanto estavam na cidade que Jesus nasceu.
Atualmente a estatística é como uma ciência capaz de obter, sintetizar, prever e tirar inferências