plano de aula
(A) Introdução a Relação Psicologia – Educação Física – Esporte;
No filme podemos perceber que a prática dos exercícios físicos, é bastante competitiva, quando o pai aposta em um filho só, deixando o outro bastante frustrado por um bom tempo até ele despertar a vontade de querer vencer e ir a busca do seu sonho. Também não se pode negar o prazer que esses filhos tinham em nadar.
O fator psicológico também era muito importante nessas competições, no caso: não era nada fácil pra o filho saber que o seu pai não gostava dele, e fazia de tudo pra o outro irmão lhe vencer , e ai que vinha o sentimento de incompetência.
(B) A Psicologia do Esporte e do Exercício Físico;
Em relação a treinos todo o dia era bastante importante pra ele ter um bom rendimento, como era o caso deles, todos os dias o pai estava la, treinando seu filho. Porém uma coisa não era treinada com eles, que era auxiliar o filho a desenvolver sua capacidade emocional e psicológica, para adaptar-se a pratica esportiva, pois se perdessem uma competição , o pai não dava aquela força de que na próxima competição ele iria ganhar, ele simplesmente saia do normal e começava a falar coisas que não o estimulava para a próxima.
Há de se convir que o lado psicológico de cada competidor não é visível e, conseqüentemente, apesar de se saber o que pode ser desenvolvido e atingido de acordo com aquilo que é produzido na mente, estar em sintonização com este parâmetro ainda é um grande desafio na engrenagem psicologia/ atleta.
(C) Determinantes do comportamento: o inato e o adquirido;
Harold(pai), no fundo não aceitava que o filho tivesse uma cabeça maravilhosa que não o deixava cair. Harold era uma triste figura de alguém derrotado. Logo, ansiava por filhos vigorosos, verdadeiros campeões. Que os levariam a brilharem por ele, ate que ele apostou somente em um.
Como eles eram irmãos, era mais difícil ainda de lidar com