plano de aula
Professora : Amanda Cristina dos Santos Milla e
Gelcina Soares
Série: 8º Ano
Disciplina: Arte
ASSUNTO CENTRAL: Indústria Cultural
OBJETIVOS:
Compreender as diferentes formas musicais no Cinema e nas mídias, sua função social e ideológica de veiculação e consumo.
Apropriar-se da prática e teoria das tecnologias e modos de composição musical nas mídias; relacionadas à produção, divulgação e consumo.
CRONOGRAMA:
20/08 – 3h/a
CONTEÚDOS
Contexto da Indústria Cultural
Músicas Televisão e Homem Pirata – Titãs; Terceira do Plural-Humberto Gessinger e Geração Coca Cola-Legião Urbana
Vídeos; Fotos e Slides na Publicidade e Propaganda que mostra uma visão capitalista
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
- Iniciaremos a aula com Texto em slides em Multi-mídia e PowerPoint contextualizando a história de filósofos da escola de Frankfurt.
- Em seguida contextualização sobre a Indústria Cultural e como surgiu.
- Explicitar os alunos a perceber como as artes, bens da cultura humana, podem ser utilizadas pela indústria cultural como mecanismos de padronização de comportamentos e modos de pensar, presentes, por exemplo, em telenovelas e na publicidade.
É preciso elucidar que tudo isso é gerado e impulsionado pela premência do aumento constante da produção e venda no processo de alimentação do sistema produtivo capitalista, que só consegue sobreviver e crescer pelo consumo exacerbado e pela criação e ampliação de mercados. Assim, fragilizados, é que todos perdem a autonomia como seres humanos, como cidadãos pensantes.
Após contextualização apresentar algumas músicas aos alunos e vídeos que mostram uma forma capitalista de Indústria Cultural. A arte erudita, a arte popular e a indústria cultural são três formas de contato com a arte na sociedade em que se vive. Todas se relacionam entre si e estão permeadas por discursos ideológicos
Atividade:
Para realizar essa atividade os alunos poderão montar vídeos com imagens, fotografias,