Ciclo Biogeoquímicos (Seminário de Química)
Sumário:
Introdução
Ciclos Biogeoquímicos
Ciclo da Água
Detenção
Escoamento Superficial
Infiltração
Escoamento Subterrâneo
Transpiração
Evaporação
Precipitação
Ciclo do Oxigênio
Ciclo do Carbono
Ciclo do Nitrogênio
Ciclo do Fósforo
Ciclo do Enxofre
Conclusão
Bibliografia e Referências
Introdução
Os ciclos biogeoquímicos podem ser definidos como processos naturais que, por diversos meios, reciclam vários elementos em diferentes formas químicas do meio ambiente para os organismos e depois, fazem o processo inverso. Assim, a água, o carbono, o nitrogênio, o oxigênio, o enxofre, o fósforo, entre outros elementos, percorrem esses ciclos transformando o planeta Terra em um sistema dinâmico.
Todos os elementos químicos tendem a circular na biosfera em vias características, do ambiente aos organismos e destes, novamente, ao ambiente. Como os recursos na Terra são finitos e a vida depende do equilíbrio natural desse ciclo, esse processo de reciclagem da matéria é de suma importância. A interferência do homem nos ciclos biogeoquímicos acelera o movimento de muitos materiais e assim os ciclos tendem a se tornar imperfeitos.
O estudo desses ciclos se torna cada vez mais importante, com, por exemplo, para avaliar o impacto ambiental que um material potencialmente perigoso, possa vir causar no meio ambiente e nos seres vivos que dependem direta ou indiretamente desse meio para garantir a sua sobrevivência. É essencial a compreensão do funcionamento dos ciclos para um melhor monitoramento da poluição; estabelecimento de técnicas de manejo, tendo em vista das necessidades sustentáveis; determinação e controle da perda de fertilizantes; uso racional de recursos hídricos e minerais; controle do aumento de CO2 na atmosfera.
A água é um bem comum a todas as pessoas como também o oxigênio, entretanto o carbono é o elemento químico fundamental dos compostos orgânicos, e o nitrogênio é um