plano de aula
• articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola;
• colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.
Estudo de Caso
Nossa escola modelo de organização democrático participativa está localizada em um bairro popular de campinas. Foi inaugurada em 2007 e desde então desenvolve seus trabalhos em período integral, atendendo turmas de Educação Infantil. O prédio onde está instalada foi planejado com cuidado e conta então com uma estrutura privilegiada, favorecendo o desenvolvimento de um bom trabalho.
Para a organização do trabalho pedagógico e administrativo, a escola tem uma direção que foi formada através de eleição. A equipe é formada por uma diretora um vice-diretor, uma coordenadora pedagógica e uma orientadora educacional.
O PPP da escola tem como metas principais: “ estabelecer com a comunidade uma boa relação, por meio da participação da mesma nas decisões tomadas”.
Além de a construção do PPP contar com a participação dos funcionários da escola, pais de alunos e outras pessoas da comunidade, a escola buscou parcerias com entidades e serviços públicos existentes no bairro. Posto de Saúde e Comissão de Desenvolvimento de bairro por exemplo.
A participação de pessoas da comunidade na administração da escola acaba por aproximar toda a comunidade da escola. Esse engajamento da comunidade faz com que todos tomem conta da escola, no sentido de conservar e evitar vandalismo. Todos ao redor acabam por se sentir responsáveis pelo que acontece na escola.
“A participação, o diálogo, a discussão coletiva, a autonomia são indispensáveis da gestão democrática, mas o exercício da democracia não significa ausência de responsabilidades. Uma vez tomadas as decisões coletivamente, participativamente, é preciso pô-las em pratica” (LIBÂNEO, 2005).
O diretor é muito importante para colocar em pratica o projeto,