PLANO DE AULA
Tema: Ar
Turma: 4ª Série Ensino Fundamental
Disciplina: Ciências
Tempo: 2 horas
Objetivo:
- Compreender a importância do ar na nossa vida.
- Perceber a existência do ar.
Recursos:
- Bexiga
- Livro didático
- Caderno
- Lápis
- Cabide
- Texto impresso
Procedimento:
Conversar sobre a existência do ar: como podemos vê-lo ou senti-lo. (Brincar com alguns alunos sendo vento que assopram os demais que são folhas).
Podemos sobreviver sem o ar?
Perguntar onde podemos encontrar ar puro. Onde o ar é mais puro: no campo ou na cidade?
Questionar os alunos se eles conhecem formas de constatar a existência do ar.
Entregaremos uma bexiga para que o aluno encha e puxe o bico, no sentido transversal, para que ela se esvazie lentamente e pedir que eles expliquem o que sai da bexiga. Utilizaremos o cabide com uma bexiga cheia e outra vazia para demonstrar que o ar tem massa.
Composição do ar: o ar é formado por uma mistura de gases. Os principais gases são o nitrogênio, o oxigênio e o gás carbônico. Nesta composição, o gás mais abundante é o nitrogênio. O gás oxigênio é usado na respiração da maioria dos seres vivos.
Propriedades do ar: o ar não tem forma própria (ele assume a forma do recipiente que o contém), é invisível, tem massa e ocupa lugar no espaço,
Avaliação:
- Observar se os alunos entenderam a presença e a importância do ar na nossa vida.
Reflexão com embasamento teórico:
As crianças exigem o conhecimento das Ciências Naturais porque vivem num mundo no qual ocorre uma enorme quantidade de fenômenos naturais para os quais a própria criança deseja encontrar uma explicação. (Vázquez, apud FUMAGALLI, 1998, p. 16-17).
O ensino de Ciências pode auxiliar as crianças na construção do pensamento lógico a cerca dos fatos do dia a dia. O ar é essencial na vida dos seres vivos, podemos até ficar sem comer alguns dias, mas sem o ar é impossível sobreviver.