História em quadrinho
Os alunos tem, desde as fases iniciais, um encantamento pelos quadrinhos. As histórias têm ações rápidas, de fácil compreensão e provocam boas risadas nas crianças.
O gosto pela leitura muitas vezes começa pelos quadrinhos, pois é um tipo de texto que torna o ato de ler divertido. Há determinadas histórias que foram lidas por muitas vezes pelo mesmo aluno, pois o infante identifica-se com as personagens e situações expostas.
É importante que o professor aproveite essa fase dos quadrinhos, pois a tendência é que esse período passe, fato este necessário, uma vez que o aluno precisa ter contato com outros tipos de literatura.
Com o objetivo de explorar o uso de estratégias para trabalhar com as histórias em quadrinhos, uma proposta interessante seria trabalhar alguns conteúdos como: Gibis, marcas linguísticas; onomatopeias.
Seria importante para desenvolver esta atividade, primeiro fazer um levantamento prévio dos alunos em relação ao conhecimento dos mesmos sobre este tipo de gênero textual, se eles tem o hábito de ler histórias em quadrinhos, dar oportunidade para que eles falem, dos seus personagens prediletos.
Alguns procedimentos para trabalhar o tema seriam pedir para que eles lessem alguns gibis, após socializar a leitura falando dos personagens características físicas e psicológicas, como os que eles consideram bons ou mal, em seguida a professor poderia passar para eles histórias impressas apenas com balões, para que os mesmos criem as falas dos personagens, após socializar as produções com os colegas comentando comparando etc.
Poderá se criar na sala o cantinho do gibi, onde os alunos receberão doações de gibis, e assim este cantinho será um lugar de leitura prazerosa.
REFERÊNCIAS
www.scribd.com/doc/.../Historia-em-quadrinhos-na-sala-de-aula
http://tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/181213historiaemquadrinhos.pdf