plano de aula
Objetivos
- Partilhar experiências e objetos próprios e dos colegas, aproximando-se de regras de convivência.
- Ter prazer e se divertir com a vivência coletiva na creche, inclusive na relação com outras crianças.
- Desenvolver, gradativamente, a autonomia em relação às regras sociais.
- Identificar e diferenciar os pertences coletivos dos individuais.
Conteúdos
- Identidade.
- Autonomia.
Tempo estimado O ano todo.
Flexibilização
Para crianças com deficiência intelectual
O trabalho com as fotos, assim como a organização dos espaços e da rotina na creche contribuem para o desenvolvimento das crianças com deficiência intelectual - geralmente mais lento que o dos colegas. Mas nas deficiências menos severas as dificuldades são pouco notadas nos primeiros anos de vida. Por isso, é muito importante contar com as informações fornecidas pelos familiares da criança e pelos profissionais de saúde que a acompanham. Você também deve observar e registrar os avanços do bebê para propor os caminhos adequados ao desenvolvimento da identidade e da autonomia. A repetição de atividades e a oferta de fotografias e objetos que façam parte do dia a dia da criança são ações imprescindíveis.
Material necessário
Pertences diversos individuais das crianças (como brinquedos e mochilas) e coletivos da turma (pincéis e lápis, por exemplo). Máquina fotográfica ou fotos das crianças feitas pelas famílias.
Sequencia Didática
1ª etapa Fotografe a turma reunida e, depois, uma criança de cada vez. Entregue para cada uma delas a foto individual e deixe que todas manuseiem as imagens, emprestando a sua para os colegas. A ideia é que todos se familiarizem uns com os outros. Em seguida, recolha as fotos e mostre-as uma a uma para os pequenos, perguntando quem é quem. Estimule-os a apontar o colega e repetir o nome dele. Convide todos a pegar a própria foto. Faça cartazes com as imagens e o nome